Separação de pais: Como manter a boa comunicação e reestruturação saudável da rotina com crianças
22 de agosto de 2019

Para quem tem filhos, o divórcio não envolve apenas a separação do casal, mas uma enorme mudança na rotina da família e sentimentos novos para as crianças. Existem formas de passar por esse processo com respeito e boa comunicação, prezando pela sinceridade com os filhos e permitindo que eles vivam cada etapa desta fase a medida que estiverem preparados.
⠀
A consultoria psicológica para divórcio atua diretamente com os pais para prepará-los antes de comunicarem a decisão às crianças, a fim de estarem alinhados e seguindo o mesmo caminho nas relações para que elas não se sintam divididas entre eles. Após a comunicação, é importante trabalhar a preparação da família para a nova rotina e as crianças para que sintam o menor impacto possível e passem por este momento com respeito, calma e sem grandes traumas.
⠀
Aqui vão algumas dicas, mas como cada caso é um caso, buscar um profissional para ajudar pessoalmente é sempre uma ótima opção.
⠀
✅ Estejam juntos nas conversas com as crianças para que elas percebam um clima tranquilo e fiquem tranquilas também.
⠀
✅ Antes das conversas, decidam juntos o que falar para não demonstrarem muitas dúvidas, preocupações e evitarem a chance de uma discussão surgir.
⠀
✅ Pergunte frequentemente como as crianças estão se sentindo com essa novidade.
⠀
❌ Não tenha medo de conversar sobre a separação com a criança. Ela precisa ver naturalidade nesse assunto para conseguir se expressar.
⠀
❌ Não passe recados através das crianças. Elas precisam ver a boa comunicação entre os pais e não podem se sentir intermediando essa situação.
⠀
❗Lembre-se que o processo da separação envolve muitas mudanças e nem sempre as crianças demonstram no início. Fiquem atentos, conversem bastante e não envolvam elas por acharam que estão lidando bem com essa situação.