Orientação Profissional na primeira escolha: Vestibular
17 de março de 2016

A orientação profissional na primeira escolha consiste em um trabalho direcionado ao público jovem, (tiraria) estudante do Ensino Médio e cursinho, com intenção de iniciar (escolher) uma graduação. Muito mais do que a escolha da carreira, esta fase desenvolve a identidade do adolescente, abrindo caminhos para que a transição para a vida adulta seja iniciada.
A Orientação vocacional deixa de ter domínio entre as metodologias desenvolvidas para a escolha da profissão (não entendi o que você quer dizer), quando entendemos que vivemos um contexto contemporâneo, onde surgem cada vez mais profissões diferentes e mais portas se abrem para que a união de conhecimentos possa ser transformada em uma nova área de trabalho (tiraria). Sendo assim, a orientação profissional direciona o jovem para a sua primeira escolha, o vestibular, considerando o cenário atual brasileiro (tiraria e colocaria: para que ela seja certeira).
Pensando na dinâmica universal das profissões, o trabalho precisa ser extremamente atualizado, acompanhando a mudança e a evolução de cada área dentro da realidade da região (tiraria e colocaria do mercado). Desta forma, o conhecimento é ampliado e são criadas novas perspectivas de acordo com os interesses de cada um. Através de técnicas e ferramentas, o jovem reconhece suas habilidades cognitivas, competências e aptidões.
Estudos indicam que os jovens inseridos no mercado de trabalho atualmente buscam maior qualidade de vida e benefícios como pontos de escolha de profissão, diferente do que acontecia antigamente, quando o salário tinha maior importância. Isso mostra que a profissão faz parte da vida do indivíduo e tem uma grande contribuição para sua identidade e estilo de vida. Por este motivo, cada profissão deve ser explorada para que o jovem tenha uma visão ampla da realidade dela, entendendo seu papel no mundo e na sociedade, bem como a rotina que ele será inserido.
É importante que ao longo do processo exista um trabalho de desenvolvimento da conexão interna do adolescente, para que este tenha um autoconhecimento suficiente para entender sua identidade autêntica, fora da realidade apenas conhecida por seus vínculos. É um processo de avaliação e desenvolvimento de maturidade, poder de autonomia e tomada de decisão, para que a escolha seja feita de forma preparada e estável, evitando assim frustrações, mudança de caminho ou uma carreira infeliz.
Uma pesquisa do Ministério da Educação aponta a grave situação da evasão universitária, ou seja, a quantidade de pessoas que abandonam o curso universitário ainda nos primeiros anos de estudo. Entre os dados destacados, observamos alguns motivos para isso acontecer, como: falta de conhecimento sobre a profissão, mudança de curso, desprestígio da profissão, horário de trabalho, desmotivação, repetência e busca de herança profissional. Considerando os dados apresentados acima, podemos notar que a imaturidade e a falta de conhecimento preciso sobre a área escolhida estão presentes em diversos sentidos, seja pela incerteza, pela escolha urgente ao se aproximar do vestibular ou pela busca da profissão de seus familiares e amigos. Tendo em vista esta realidade, destacamos não apenas o tempo desperdiçado durante a tentativa frustrada inicial, como o alto investimento financeiro com mensalidades, materiais, deslocamentos e outros pontos.
Infelizmente grande parte das escolas brasileiras não possui um profundo e assertivo trabalho de direcionamento para a vida universitária, pois não se trata de uma grade curricular obrigatória para o Ensino Fundamental e Médio. Ainda que exista um trabalho visando à escolha da profissão, é importante conhecê-lo de forma tão profunda que tenha certeza do conteúdo trabalho para que haja desenvolvimento do autoconhecimento, da maturidade e certeza de uma escolha a longo prazo, mesmo que seja para atribuir conhecimentos de diversas áreas e tornar-se um profissional especializado.Por fim, o processo de Orientação Profissional é de extrema importância para a satisfação e crescimento profissional de um jovem no início da carreira e deve ser guiado por profissionais especializados, para que o adolescente não acredite em resultados de um trabalho supérfluo, evitando assim de cair na estatística da evasão escolar brasileira e do ciclo de desmotivação.