Férias escolares: Como fica a rotina da criança neste período? | Viviane Marques

Blog

Férias escolares: Como fica a rotina da criança neste período?

As férias estão chegando e temos um mês todinho com as crianças fora da escola, mas o que fazer durante esse período?

Primeiro de tudo, vamos pensar no ritmo do dia-a-dia da família e da criança. A rotina muda, mas o ritmo não. Certos horários e regras devem ser mantidos para não desestabilizar a criança e a organização mental dela sobre tudo que viveu e aprendeu nos últimos meses.
E como fazer isso?
Novos combinados podem ser feitos com a criança após uma conversa sobre os planos das férias, principalmente porque os pais nem sempre conseguem tirar férias ao mesmo tempo e a criança pode ficar com outros cuidadores e em outros lugares.


Então vamos aos combinados:
É importante que a criança mantenha as refeições regulares, mas elas podem ser em horários mais flexíveis por não ter entrada da escola e outras atividades extracurriculares. Talvez agora ela tenha tempo até para ajudar a preparar a comida e transformar esse momento que costuma ser tão corrido em uma atividade deliciosa em família.

O horário de dormir pode ser diferente, mas é importante conversar com a criança e combinar um horário novo para ser seguido, assim ela entende que nas férias pode relaxar um pouco mais, mas ainda tem regras para cumprir. Conversem sobre o motivo dessa mudança e combinem o querem fazer nesse tempo extra.

Sem a escola para guiar algumas atividades, é legal que as famílias cumpram esse papel. Jogos de raciocínio (tem para todas as idades, é só pesquisar um pouco), contato com a natureza, leitura de livros e outras atividades que a criança costuma fazer em aula, são uma boa opção para preencher esse tempo em casa e não perder o contato com as atividades da escola, que nem sempre são livres.

Tente levar a criança para brincar em parques, condomínios e chame amigos para passear ou brincar em casa. O convívio com amigos oferece experiências muito ricas e é importante que não seja interrompido durante um mês todo. Além disso, ter uma boa companhia é sempre uma delícia, né?

Permitir que a criança brinque mais, use a criatividade, bagunce a casa e se suje pode gerar experiências deliciosas e divertidas. Não se esqueça de combinar antes de começar a brincadeira, qual é o limite dela e como farão para arrumar e limpar tudo depois, mas viva esse momento com menos pressão e mais liberdade. Experiências sensoriais com texturas, cores e sabores são diversões garantidas!

Aproveitem muito e boas férias! 💕