Coisa de menino, coisa de menina. | Viviane Marques

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Coisa de menino, coisa de menina.

Você já parou para pensar no que está ensinando ao seu filho, seu sobrinho, seu aluno ou qualquer criança quando estipula que um brinquedo, uma atividade ou uma cor são apenas para menino ou para menina?

A criança que está em processo de formação de identidade reconhece essa restrição como parte da sua personalidade e se desenvolve a partir disso. O impacto desse estímulo vai muito além da infância, do menino que não pode usar rosa e da menina que não deve usar azul. Os brinquedos não são formadores de sexualidade e identidade de gênero, muito pelo contrário, pois eles são a ferramenta que a criança possui para fantasiar, sonhar e projetar seus sentimentos e desejos. Quando limitamos esses recursos, estamos limitando o estímulo que as crianças precisam para crescer e, quando se tornam adultos, refletem tudo isso por onde passam.

Nenhuma menina nasce com vocação para cuidar de casa, assim como nenhum menino nasce com desejo de jogar futebol, essas atividades são orientadas desde pequenos pela nossa cultura e, ao mesmo tempo que estimula em meninos a força, coragem, raciocínio e espírito aventureiro, ensina às meninas que o papel delas é fazer comidinha e cuidar das bonecas. Qual impacto você acha que isso gera na formação dos adultos que eles se tornarão?

Por que um menino brincando de boneca faz pensarem que ele gostaria de ser uma menina ao invés de pensar que ele será um bom pai? Qual a diferença quando uma menina brinca de boneca e todos sorriem imaginando-a adulta cuidando bem dos filhos? Por que um menino não pode fazer comidinha se ele come tanto quanto uma menina e precisará saber cozinhar para a própria sobrevivência no futuro? O universo doméstico não é apenas para as meninas e as atividades aventureiras não são apenas para os meninos. Todos as atividades formam pessoas completas, felizes e saudáveis. Nenhuma brincadeira é capaz de transformar uma pessoa, nem uma criança, em algo que ela não queira ser.

Por que meninas são choronas e meninos não podem chorar se todos passamos por frustrações e gostamos de afeto quando estamos tristes? Isso está formando homens fortes ou pessoas com problemas por guardarem todos os sentimentos e não saberem lidar com eles, prejudicando relações e oportunidades?

Não limite cores, roupas, brinquedos, decoração de quartos, materiais, atividades e atitudes das crianças. Elas merecem oportunidades iguais para brincar, sonhar e formar suas próprias identidades. Vamos respeitar essa geração de crianças e oferecer um mundo melhor para conviverem com igualdade no futuro!