Carnaval: Como curtir com as crianças sem perigos e sem peso na consciência | Viviane Marques

Blog

Carnaval: Como curtir com as crianças sem perigos e sem peso na consciência

O carnaval está chegando e, além de muitas dúvidas, temos a certeza que as crianças podem curtir muito esse período. Mas tome cuidado! Da mesma forma que as festas de carnaval podem ser ótimas, elas também podem ser perigosas ou não muito boas em alguns aspectos. Então reflita um pouco para curtir com a consciência tranquila e aproveitar muito!

Festas e bloquinhos

Festas para adultos são festas para adultos e festas para crianças são festas para crianças. Tudo bem os adultos se divertirem em lugares dedicados às crianças, mas o contrário dificilmente acontecerá de uma forma legal. Geralmente nos bloquinhos adultos existe muita bebida, cigarros e outras drogas. É comum acharmos que a criança não entende isso, mas ela nota mudanças de comportamentos em todos que estão a sua volta como agressividade e euforia, causando medo e confusão, além de não deixarem a criança curtir com tranquilidade. A criança precisa que os adultos que estão responsáveis por ela naquele momento, estejam atentos e sóbrios, principalmente por estarem em um lugar muito movimentado, com barulho e muita gente desconhecida. Infelizmente o perigo existe e não é incomum ouvirmos relatos sobre diversos aspectos negativos dessas situações com crianças. Ela também precisará de água, alimentação e outras necessidades que só um adulto sóbrio poderá notar e atender.

Lugares dedicados às crianças também oferecem riscos, mas estão muito mais preparados para recebê-las e provavelmente menos movimentos e com pessoas menos ou não alcoolizadas. Se você quiser comemorar em lugar de adulto, reveze com outro adulto responsável para curtir tranquilamente sabendo que a criança está em segurança e curtindo um lugar preparado para ela. Uma boa dica é colocar na criança uma pulseirinha com o nome dela e o contato dos responsáveis quando estiverem em um lugar muito movimentado. Se prevenir não custa nada e pode ajudar muito. 

Fantasias

Opte sempre por fantasias lúdicas. Crianças não precisam ser consumistas e querer fantasias caras ou extravagantes, vocês podem preparar juntos uma ou mais fantasias criativas, reaproveitando outras roupas ou fantasias antigas. Se for comprar, comprem juntos, façam desse um momento gostoso e aproveite para se conectar com a sua criança e descobrir as maiores inspirações dela. A fantasia preferida diz muito sobre a criança, você sabia? Aproveite para conversar, brincar e passar mais um tempo juntos. E claro, considere fantasias adequadas a idade dela, que ela entenda o que significa e que sejam respeitosas. 

Sustentabilidade

Mais do que outros dias e outras festas, o carnaval costuma ser um tempo de grande geração de lixo por conta das fantasias, bloquinhos de rua e acessórios para curtição, mas será que não podemos repensar nisso? Um dos maiores impactos negativos dessa época são as consequências ambientais que ela causa. Então vamos lá:

Lixo – Sempre que for possível, procure levar itens reutilizáveis como copos e canudos, mas como nem sempre é possível, leve uma sacolinha de lixo na bolsa e não jogue nada na rua. Existem opções sustentáveis de confetes e serpentinas também, que podem ser feitos em casa ou encontrados em algumas lojas físicas e online. Parece básico, mas a quantidade de lixo gerada após esses eventos é absurda. Se cada um fizer a sua parte, evitaremos muitos problemas. E na rua ou em casa, de preferência por separar os itens que podem ser reciclados, mas essa dica não vale apenas para o carnaval, né? Mudar um simples hábito têm um impacto enorme para o nosso planeta e, como bônus, já ensina os pequenos desde cedo a cuidarem da natureza.

Fantasias e maquiagem – Além de tentar reaproveitar fantasias já usadas anteriormente ou modificarem a mesma para curtir mais de um dia, busquem alternativas que não usem muito glitter, penas e outros produtos que agridem o meio ambiente. Existem boas marcas com opções biodegradáveis que permitem que vocês curtam sem peso na consciência.

Sabendo de tudo isso, você pode encontrar os lugares e formas ideais para aproveitar esse feriado com a consciência tranquila, com menos preocupações e com menos chances de imprevistos desagradáveis e perigosos. Agora é só aproveitar!