Entrevista para a Pais&Filhos: “Como lidar com a frustração das crianças em quarentena pelo coronavírus”
16 de março de 2020

No dia 16 de março respondi algumas perguntas para a Pais&Filhos sobre “Como lidar com a frustração das crianças em quarentena pelo coronavírus”. Confira alguns trechos:
“A conversa é o melhor caminho. “Falar sobre coronavírus se tornou inevitável a partir do momento em que a rotina da criança e da família tiveram mudanças significativas”, afirma Viviane Marques, fundadora do Psicologia com Empatia, psicóloga e educadora parental, filha de Ana Lucia e Paulo Tadeu. As crianças sentem essa diferença e, por isso, o mais respeitoso é conversar de forma tranquila, mas sem mentir sobre o que está acontecendo, porque elas percebem e se não têm uma resposta clara dentro de casa, podem criar cenários na mente e sofrer ainda mais.”
“Existem formas lúdicas para reforçar a segurança e vocês podem aproveitar para curtir esse momento em casa criando músicas para lavar as mãos ou fazendo sabonetes coloridos”.
“Realmente é muito frustrante ter planos divertidos e não conseguir cumpri-los. Por isso, o ideal é que o adulto compartilhe com ela as suas próprias frustrações, acolha e deixe claro que ficar em casa não é uma opção, mas sim uma regra para que a doença não atinja mais pessoas e logo as coisas possam voltar ao normal”
“Uma boa ideia é sugerir que ela ligue por telefone ou vídeo e possa verificar que está tudo bem com eles”, comenta. Seja sincero e otimista, dizendo que espera que a situação melhore logo, mas enquanto não melhorarem, podem aproveitar a companhia um do outro.
“Experimente uma frase como ‘Filho, eu sei que você está muito chateado e é normal sentir isso nessa situação. Eu também tinha outros planos e precisei desmarcá-los. Vamos pensar em uma forma legal para passarmos por isso juntos?’
Quer ler a matéria completa? Acesse aqui e boa leitura!