"Peça desculpas agora!" | Viviane Marques

Blog

“Peça desculpas agora!”

Será que quando forçamos a criança a pedir desculpas estamos ensinando ela a refletir sobre seus atos ou nos livrando de uma situação chata de uma forma mais aceitável pelas pessoas que observam?

Ao educar uma criança, precisamos pensar que todos os passos que damos podem interferir numa situação específica isoladamente ou educa-la para vida, nem sempre trazendo ótimos resultados imediatamente, mas a longo prazo formando a melhor pessoa que poderíamos: respeitosa, empática e com os valores que oferecemos na educação e no dia-a-dia como modelo.

Quando a criança faz algo errado com outra pessoa, seja um amigo, um parente ou qualquer outra, é mais importante que ela apenas peça desculpas ou que ela reflita sobre o que aconteceu, sobre as consequências dos seus atos e entenda que se arrepende e cabe um pedido de desculpas?

Muitas pessoas, não apenas as crianças, têm o hábito de se desculpar o tempo todo sem pensar sobre isso. Será que obrigar alguém a pedir desculpas sem que ela sinta que precisa, não é o mesmo que ensinar a mentir?

O respeito surge através de conversas positivas, de reflexões sobre comportamentos e de modelos que a criança observa, principalmente os pais.

Que tal pedir desculpas para o seu filho quando você tiver um dia ruim e acabar sendo mais duro do que gostaria? Explique para ele que você estava nervoso, mas acabou descontando de um jeito que não gostaria e sente muito. Essa situação acontece com bastante frequência nas famílias e é um ótimo exemplo para começar a ensinar o real motivo das desculpas.