Pequenas corrupções
27 de agosto de 2019

Não vamos discutir política por aqui, mas acho válido falar sobre um comportamento habitual de muitas pessoas que conhecemos e agem sem nem pensar no que estão plantando para colher depois. Independente do que achamos certo ou errado e justo ou injusto, atitudes erradas tem um efeito imenso naquilo que, não só colhemos, mas inspiramos nas pessoas a nossa volta, inclusive as crianças que estão atentas a tudo que fazemos e um dia serão o comando do nosso país.
⠀
🛑 Você conhece alguém que não está estudando mas tem uma carteirinha para pagar meio ingresso no cinema e no teatro?
🛑 Já ouviu falar naqueles aparelhos que pegam imagens de todos os canais pagos na TV e internet, mas não são diretamente de nenhuma operadora?
🛑 E os filmes, músicas e livros que podemos baixar pela internet sem direitos autorais?
🛑 Você já viu alguém estacionar em uma vaga reservada para idosos, deficientes ou gestantes para descer “rapidinho” ou por não encontrar outra vaga?
⠀
Cabe a nós emanar para o mundo o que queremos que ela seja. Enquanto dermos “justificativas” para explicar o uso de algo que não deveríamos fazer, estamos mostrando naturalmente para outras pessoas que está tudo bem fazer coisas erradas e nos beneficiar quando tivermos oportunidades. Você já pensou no que ensina ás crianças e adolescentes quando tem esse tipo de comportamento?
Se eles adaptarem esse aprendizado, acharão certo tomar algo de alguém simplesmente por não quererem pagar, mentir, falsificar um documento (inclusive para entrar em locais proibidos para a idade dele), dar um jeito de burlar a lei até mesmo sobre uso de álcool, drogas e direção. E qual argumento você usaria para dizer que ele está errado?
⠀
⠀
O impacto dessa atitude gera uma cadeia de consequências que com certeza vão contra aquilo que queremos para a nossa sociedade e para os nossos filhos, parentes e amigos. Vamos repensar e mudar o que está em nosso alcance para educar não apenas as crianças, mas também nos reeducar com consciência!