Fim das férias escolares: Como aproveitar a rotina para curtir a relação com os filhos? | Viviane Marques

Blog

Fim das férias escolares: Como aproveitar a rotina para curtir a relação com os filhos?

As férias estão acabando e a correria começará a tomar conta da rotina em breve, mas nem por isso você precisa deixar de curtir as crianças entre uma atividade e outra.
Vamos pensar em atividades da rotina que podem incluir um bom momento de convívio e como bônus, tirar as crianças da frente do tablet, celular e televisão enquanto os pais estão ocupados com outras tarefas?

♥ Use o momento de preparo das refeições: A criança pode ficar pertinho de você ajudando a escolher o cardápio, as cores dos pratos, separar os ingredientes, montar pratos criativos, fechar os olhos e descobrir o alimento ao provar ou ser seu degustador de temperos… Além disso, uma mesinha por perto pode ser uma facilidade para a lição de casa, pois a criança terá você perto, mas precisará realizar as tarefas com independência.

♥ No banho vocês podem conversar sobre o dia, planejar o dia seguinte, falar sobre o corpo e higiene, contar histórias e cantar músicas.

♥ No caminho para a escola e outras atividades, vocês podem criar diversas brincadeiras como contar as cores dos carros que passam na rua, tentar adivinhar o nome das pessoas, contar as árvores que passam… muitas ideias vão surgir quando vocês começarem a exercitar essas brincadeiras.

Essas são apenas algumas sugestões de atividades para os momentos da rotina, mas você pode usar a sua criatividade e descobrir muitas brincadeiras divertidas para aproveitar o dia a dia. As crianças também adoram inventar e é um ótimo exercício para desenvolver a criatividade delas!

Ah, e lembre-se de acordar com antecedência e deixar um tempinho maior sempre que for possível para finalizar ou iniciar uma atividade, assim a criança terá tempo para trabalhar a autonomia e realizar tarefas como escolher a roupa, se trocar, arrumar a cama e outras dependendo da idade. E quanto menos correria, mais paciência você terá para respeitar o momento da criança e permitir que ela siga seu próprio ritmo.