“Meu filho não dorme sozinho”
3 de fevereiro de 2020

Dormir sozinho tem tantos significados que é até difícil contar. Fazer com a criança que está acostumada a compartilhar a cama com os pais durma sozinha, tem tantas etapas que muitas vezes acaba deixando os pais desmotivados e adiando a mudança dessa situação. Então vamos pensar no que significa dormir sozinho e nos desafios que a família pode enfrentar quando chegar a hora de fazer novas tentativas.
A idéia de deixar cada um em seu quarto precisa ser super convidativa para a criança e o melhor momento é quando as coisas estiverem tranquilas. Tente não associar esta fase com nenhuma outra, como a chegada de um irmãozinho, a chegada de um novo cônjuge, uma mudança de escola, separação de pais ou outro momento difícil para a criança por qualquer motivo. Ela jamais poderá pensar que está sendo desamparada, deixada de lado ou trocada.
Outro ponto importante para pensar neste momento é no quarto que essa criança ocupará. Quanto mais do jeitinho dela, melhor! Precisa ser um lugar que ela se sinta bem e tenha afinidade. Vocês podem começar com brincadeiras e arrumações no quarto durante o dia, se for um ambiente pouco frequentado por ela, assim ela já se sentirá mais confortável por lá.
Converse sobre os medos que ela pode demonstrar. Muitas crianças têm medos e não conseguem verbalizá-los da forma correta. Ter medo de dormir sozinha significa que ela se sentia protegida ao seu lado, então cabe criar estratégias para que ela saiba que poderá contar com você mesmo que em outro cômodo. Converse sobre os possíveis medos e racionalize com ela os que conseguirem. Se ela tiver medo de monstros dentro do armário ou no embaixo da cama, por exemplo, façam uma expedição divertida para procurá-los e conversarem sobre isso.
O respeito a qualquer sentimento ou sensação que a criança pode ter nesse momento é fundamental para que ela se sinta segura, confiante e motivada a viver uma nova fase. Busquem estar juntos no quarto dela antes de dormir, podem até dormir juntos no início se ela quiser. Algumas crianças preferem começar dormindo na cama dos pais, mas sabendo que quando pegar no sono, serão levadas para a sua cama.
A criança que dorme sozinha possui mais controle emocional, geralmente menos ciúmes dos pais e conquista independência, autonomia e autoconfiança com menos dificuldade a medida que cresce. Conversem, criem planos e façam tudo com muito carinho! Se precisar, busque uma ajuda profissional para orientar a família durante esse processo.